Conheça nossa história
No dia 9 de Julho de 1973, nascia em caráter provisório a Loja Maçônica Luz da Ibiapaba N° 29, na cidade de São Benedito-CE., sob a iniciativa e organização de uma associação de homens sábios, virtuosos e progressistas que tinham como princípio básico a crença em Deus, prática da mais alta moralidade e a finalidade de ao longo do tempo, trabalhar incessantemente pela felicidade e aprimoramento do gênero humano, inspirados em elevados sentimentos de amor fraterno. Foi com este verdadeiro propósito que às 20 horas do dia 9 de julho, exatamente em um dia de segunda-feira do ano de 1973 que um grupo de cidadãos se reuniu na residência do médico Manoel Mercado Arispe, para darem o primeiro passo a colimarem definitivamente o tão sonhado objetivo, qual seja da criação da Loja Maçônica Luz da Ibiapaba N°. 29, cujo nome, já definido por unanimidade nesta primeira sessão, bem como a obediência da qual faria parte, sendo esta a Grande Loja Maçônica do Estado do Ceará.
Ressalte-se que nesta primeira reunião administrativa foi providenciada a documentação comprobatória (requerimento), para ser protocolada e registrada na Grande Loja do Ceará, como também ficou deliberada a formação dos primeiros dirigentes da Loja, ficando assim constituída:
Venerável Mestre: Manoel Mercado Arispe;
1°. Vigilante: Waldemar Salmito de Almeida;
2°. Vigilante: José Inácio de Aguiar;
Orador: Francisco Cândido do Nascimento.
Os demais cargos foram eleitos na sessão seguinte, a qual foi realizada no dia 16 de agosto do mesmo ano, na sede do BNB Clube local. Nesta oportunidade foi lido o Decreto n°. 09/73 datado de 25 de julho de 1973, do saudoso Sereníssimo Grão Mestre João Ramos de Vasconcelos César, autorizando o funcionamento da Loja em caráter definitivo, ficando assim constituídA:
Venerável Mestre: Manoel Mercado Arispea
1°. Vigilante: Waldemar Salmito de Almeida;
2°. Vigilante: José Inácio de Aguiar;
Orador: Francisco Cândido do Nascimento;
Secretário: Melchisedec Alves da Silva;
Tesoureiro: Pedro Teles de Albuquerque;
Chanceler: César Afonso Heros Ocaña;
Mestre de Cerimônias: Domingos Paiva Filho;
Guarda do Templo: Expedito Alves Atalânio;
Hospitaleiro: José Malta de Oliveira;
1º Diácono: Otacílio Barroso de Oliveira;
2º Diácono: Francisco de Assis Mesquita;
Porta Espada: Raimundo Ribeiro Lima;
1º Experto: Vicente de Sousa Reis;
2º Experto: Antonio Pontes Costa;
Cobridor Externo: Itamar Campos;
Foram também fundadores que se fizeram presentes à sessão: Gerardo Soares Dias e Antonio Pinto de Melo.
Registramos com destaque e otimismo a força desses Poderosos Irmãos, em buscarem constantemente com dedicação, a conquista de construir sua sede própria, sonho promissor que posteriormente tornou-se realidade.